Ecológico e estético, o telhado verde exige sério cuidado para quem pretende fazer a sua implantação no projeto.
De maneira geral um telhado verde é composto de:
(classificação por ordem cronológica de instalação)
– A estrutura do teto.
– Barreira anti-vapor.
– Um material isolante.
– Uma membrana impermeável com agente anti-raízes.
– Uma camada de drenagem (composta as vezes por reservatório de água).
– Uma membrana geotêxtil para barrar as raízes e o substrato.
– Um substrato. Note que existe sistema sem terra para espessuras reduzidas.
– Plantas, escolher em função da localização e do projeto estrutural.
– Dependando do caso, um sistema de irigação.
– Drenagem com canaletas periféricas.
Cada um desses elementos tem variação em função do sistema escolhido: intensivo ou extensivo.
Definição: Vegetalização Intensiva: é um terraço como um verdadeiro jardim. 1- Espessura da terra: 20-60cm 2- Peso saturado com água de 500 a 900 kg/m² 3- Manutenção forte Semi Intensiva: entre os dois. 1- Espessura da terra < 30cm 2- Peso saturado com água entre 150 - 350 kg/m² 3- Manutenção fraca Extensiva: mais próximo de um carpete vegetal. 1- Espessura terra: 5 a 10cm 2- Peso saturado com água 60 a 160 kg/m² 3- Manutenção normal
A implantação de um telhado verde num telhado existente exige o acompanhamento de um profissional. Vale ressaltar que esse gasto no estudo vai permitir economizar muito na manutenção e eventuais futuros reparos , além de trazer garantias para você.
Alguns mitos existentes em torno do telhado verde:
“O telhado verde pode causar problemas estruturais e de infiltração “: ouvimos frequemente esse argumento. Vamos ser claros, os problemas de infliltração são independentes se for um telhado verde ou não. Têm relação com o projeto estrutural e de impermeabilização. Todos os tetos devem ter essa impermeabilização.
Estudos indicam que a presença do telhado verde vai aumentar a durabilidade da impermeabilização. A razão é simples: a laje fica protegida dos movimentos térmicos, reduzindo os esforços mecânicos desgastantes ligados às diferenças de temperaturas durante o dia.
“A irrigação de um teto verde custa muito“: na verdade, se for bem desenhado um telhado verde não consume mais que uma outra área de vegetação.
“Um telhado verde custa muito“: com uma boa equipe de profissionais você pode economizar no curto prazo e no longo prazo com esse projeto. Lembrando que o ganho térmico e de preservação da impermeabilização vai se traduzir em economia. Realize uma estimativa de custo com o seu arquiteto ou profissional especializado em telhado verde.



