Banho ecológico

65% da nossa consumação de água em casa acontece neste local. Mesmo que seja um espaço pequeno, é certamente um espaço importante para ser utilizado com respeito à natureza.
Para quem deseja criar sozinho, ou ainda melhor, acompanhado por um arquiteto, escrevemos aqui pontos importantes para serem considerados neste espaço.

Reusar
Verifiquem se o solo existente pode ser reutilizado. Com toques criativos no ambiente, o seu antigo piso pode parecer novo e o espaço mais contemporâneo e único. Se você optar por trocar o piso, a reciclagem dos materiais de construção é certamente o mais importante a efetuar durante sua reforma, reduzindo sua pegada ecológica. Existem empresas especializadas para esse serviço, como também devem existir pontos na sua cidade para o descarte correto – confira na sua prefeitura.

A escolha dos materiais
Materiais naturais, como pedra (necessita relativamente pouco energia na produção quando extraída por perto, embora a sua extração impacte sobre a paisagem), e madeira proveniente de manejo sustentável. O bambu pode ser aconselhado nesses ambientes. Muito resistente à umidade, de fácil manutenção e de crecimento rápido. Deve ser tomado cuidado para que não contenha COV.

Porcelanato vs cerâmica no banheiro?
Do ponto de vista ambiental, o porcelanato envolve muito mais energia na produção que as outras cerâmicas de revestimento. São 40 vezes mais energia de produção que outros produtos lisos (1).
Por ser um produto com poros mais fechados, o poder de regulação do clima interno será inferior a um outro produto cerâmico. Se for escolher esse material no banheiro, deve ser realizado um equilíbro com materiais mais porosos, assim como ser previsto um sistema de ventilação eficiente. Cerâmicas mais porosas precisam de mais atenção no uso, mas evita o uso de verniz pouco ecológico como os que são feitos com metais pesados.
A estética é támbem fundamental para a durabilidade da solução. Precisa-se tomar muito cuidado na hora de escolher um porcelanato com tecnologia de impressão. Aconselhamos exigir uma montagen de 2m² das peças para visualizar o efeito final. Pois por ser uma tecnologia cara, os porcelanatos baratos imitando algo “natural” certamente não terão um bom efeito na sua sala, e carregarão o visual do ambiente.

Fontes:
http://www.ecohabitation.com/certification/renovation/salle-bain/dechets-renovation
(1):http://document.environnement.brussels/opac_css/elecfile/IF_Eco_construction_MAT16_Part_FR.PDF

bathroom_airesmateus2
Casa No Tempo – Architect Aires Mateus Associados
bathroom_airesmateus
Casa No Tempo – Nelson Garrido – All floors are paved with local clay blocks (heated in winter)
bathroom_mlinaric-henry-zervudachi-and-kengo-kuma-associates-in-japan
ARCHITECT: Kengo Kuma & Associates DESIGNER: Mlinaric, Henry & Zervudachi PHOTOGRAPHER: Robert McLeod
finalrender
Casa na França. Reforma de Banheiro / Atelier BAM.
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s